Durante a década de 1950, o Oak Ridge Graphite Reactor foi a maior fonte mundial de radionuclídeos, e a disponibilidade desses radionuclídeos revolucionou o campo da medicina e muitos ramos da ciência. O impacto não foi menor no setor industrial. Os radionuclídeos foram produzidos de várias maneiras, mas a ativação de nêutrons foi talvez a mais importante. O objetivo do irradiador de dez centavos no Museu Americano de Energia Atômica, localizado em Oak Ridge, Tennessee, era fornecer uma demonstração dramática do princípio da ativação de nêutrons. Hoje, o museu é conhecido como Museu Americano de Ciência e Energia .
Miss Universo Tailândia
Miss Universo, Aspasra Hongsakula de Bangkok, Tailândia, recebe uma moeda radioativa como lembrança de sua visita ao Museu Americano de Energia Atômica em 1966. (ORAU News)
Moedas Irradiadas
Na época em que o irradiador de moedas estava em operação, o Museu era administrado pelo Oak Ridge Institute for Nuclear Studies (ORINS). ORINS agora é Oak Ridge Associated Universities (ORAU) .
No final dos anos 1940 e/ou início dos anos 1950, as moedas foram irradiadas no Oak Ridge National Laboratory (ORNL) e encapsuladas de maneira semelhante (veja a foto abaixo, à esquerda).
Moedas encapsuladas também foram produzidas em exposições de energia atômica realizadas em uma ou mais Feiras do Centro-Sul durante os anos 1950 e início dos anos 1960 (veja a foto abaixo à direita). Pelo menos uma dessas feiras foi em Memphis.
A Numismática Império tem como visão incentivar o saudável hábito do colecionismo. Nossa missão é formar novas gerações de numismatas e aficionados pelo colecionismo oferecendo produtos e materiais didáticos que auxiliem no progresso de cada coleção particular. ********HORÁRIO DE ATENDIMENTO********* Seg. a Sex. 9:30 às 12:00 - 13:30 às 17:30 SÁBADOS 9:30 às 13:30
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade